in

Apple anuncia troca de processadores da Intel por chips de fabricação própria em sua linha de Macs. Entenda.

Como já tem sido especulado a alguns anos, a Apple finalmente deu o ponta pé inicial na adoção de seus processadores proprietários em sua linha de Macs.

O chips Apple Silicon, com são chamados, terão uma arquitetura ARM bem semelhante aos processadores que já equipam os iPhones, iPads e outros gadgets da empresa.

As maiores vantagens que essa tecnologia é capaz de oferecer é o baixíssimo consumo de energia e uma GPU integrada de alto desempenho. Algo que já pode ser visto nos iPads Pro, por exemplo, o desempenho do tablet já supera o de muitos notebooks, sendo possível até mesmo rodar games pesados e editar vídeo em 4k.

Outra vantagem do Apple Silicon, provavelmente a que mais impactará o mercado, é a capacidade de rodar todos os Apps criados até hoje para o ecossistema mobile da Apple. Ou seja, em tese, todos os aplicativos para iPhone e iPad terão compatibilidade com os novos Macs. Os desenvolvedores terão apenas que fazer pequenos ajustes de interface para migrar a experiência do touch para o uso de teclado e mouse.

Para que a migração entre as tecnologias se torne ainda mais suave para o usuário, a Apple disponibilizará o Rosetta 2. Ele será capaz de traduzir todos os código escritos em ARM para os chips Intel, incluindo todo tipo de aplicação, programas e até mesmo jogos.

A Apple estima que a migração total será concluída em até 2 anos, e até la continuará dando suporte aos macs com chip Intel. E para que os desenvolvedores já iniciem esse processo a Apple está disponibilizando um kit de desenvolvimento equipado com um chip A12Z Bionic (mesmo dos iPads Pro) com uma versão do Big Sur e o Xcode já com suporte à ARM.

Vale ressaltar que durante a keynote da WWDC 2020 foi anunciado que o Final Cut Pro e o Logic Pro já tem versões rodando na nova arquitetura. E o desenvolvimento do Office (Microsoft) e a Creative Cloud (Adobe) já está em andamento para os Macs equipados com Apple Silicon.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

AirPods Pro ganharão áudio espacial e troca automática entre dispositivos em atualização de software. Entenda.

Apple anuncia o macOS Big Sur, o passo definitivo para unificação de suas plataformas.